Esta é pasta de Comunicação para trabalhar com alunos com dificuldades de comunicação. Cada prancha possui 8
símbolos elaborados de acordo com a realidade do aluno (a quantidade de símbolos é estipulada de acordo com o potencial positivo do aluno)
Prancha de comunicação confeccionada com tema específico de uma
história. Apresenta símbolos com a descrição dos personagens e suas
características.
Cartões de comunicação
Descrição de imagem:
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos
representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de
símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura
diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais,
(visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos,
(visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o
símbolo "desenhar") ; laranja são os substantivos (visualiza-se o
símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo
"gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas
categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").
A QUE SE DESTINA, QUAL TRANSTORNO?
• Autismo
• Paralisia Cerebral
• AVC / TCE / TRM
• Problemas Respiratórios
PARA
QUE IDADE?
• Pessoas
de todas as idades • Pessoas que necessitam de complemento para suas habilidades de comunicação
LOCAL DE UTILIZAÇÃO?
Ensine no ambiente natural do indivíduo como sala de aula regular e AEE.• Planeje as sessões de treinamento para serem ricas de interações naturais
• Combine o uso de pranchas com outros modos de expressão
• Utiliza símbolos altamente motivacionais para iniciar o aprendizado da CAA
• Oriente e motive os parceiros de comunicação
• Encoraje a vocalização relaxada do usuário
• Estruture as atividades para garantir um alto grau de sucesso
• Desenvolva um plano de ensino CAA“ Sem Tecnologia”:
• Estratégias• Sem “coisas”
• Ex.: estratégias com parceiros, utilização de objetos do ambiente, gestos
NA SALA COMUM
A
professora da sala de aula avaliará a produção e o envolvimento do aluno com dificuldades de comunicar-se em todas as fases do
processo, observando e buscando compreendê-lo através do uso que o
aluno faz de seus recursos pessoais de comunicação; dirigindo-se sempre a
ele com perguntas objetivas de respostas SIM e NÃO; por meio de
pranchas temáticas sobre o assunto trabalhado, complementadas por
prancha de letras e/ou alfabeto móvel e solicitando que o aluno tente
escrever o que gostaria de falar e que não está em sua prancha. Na
autoavaliação, o aluno pode ser questionado sobre seu aproveitamento em
cada etapa das atividades apontando, em cartões ou prancha temática, o
que aprendeu e se achou interessante ou não a atividade.
NO AEE
A professora do AEE utilizar os recursos e
estratégias de comunicação nas atividades propostas para sua turma da classe
comum; o quanto precisa ser ainda estimulada a tomar iniciativa de
comunicar-se, responder, argumentar, repetir (quando não é entendido), explorar
recursos que não estão em sua prancha, conseguir resolver problemas para
comunicar-se e indicar novos símbolos necessários ao seu recurso de comunicação
etc. A professora do AEE avaliará se o recurso colaborou ou não para que o
aluno alcançe os objetivos propostos pela professora da classe comum e o quanto
seus colegas e a professora da sala aprenderem a utilizar a tecnologia
disponibilizada para incluir o aluno nas atividades. Esta avaliação propicia à
professora do AEE ajustar seu plano, revendo seus objetivos e atividades.
O AEE tem um papel fundamental na inclusão do
aluno na sala de aula comum. O professor de AEE, ao conhecer o plano de aula,
os objetivos e atividades propostas pelo professor da classe coum e ao propor
com ele um conjunto de estratégias amplia a participação do aluno na escola. A
professora do AEE confecciona o material de CAA e outros recursos de
acessibilidade, disponibiliza-os para que o aluno vivencie experiências
de aprendizagem com a turma em plena participação. Orientou o professor e a
turma sobre como explorar os recursos com Joana. Esse trabalho coordenado com a
professora da sala comum é uma das atribuições do professor de AEE, ao
desenvolver esse atendimento.
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