sábado, 25 de maio de 2013

A História da Educação Especial

A História da Educação Especial

Abordar o referido tema é um privilégio, pois é uma conquista de todos aqueles que por alguma “deficiência” se sentiam excluído pela sociedade e da educação.
Inicialmente é evidenciada uma primeira concepção das pessoas “Especiais”, marcada pela negligência, na era pré-cristã, em que havia uma ausência total de atendimento. Era, portanto, uma cultura milenar, um preconceito enraizado na nossa sociedade.
Pode-se situar os primórdios da Educação Especial pelos finais do século XVIII. O terceiro estágio é marcado, já no final do século XIX e meados do século XX, pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. No quarto estágio, no final do século XX, por volta da década de 70, observa-se um movimento de integração social dos indivíduos que apresentavam deficiência, cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares, o mais próximo possível daqueles oferecidos à pessoa normal.
 As pessoas com deficiência, hoje nomeados de pessoas com necessidades especiais e, no âmbito da educação, de pessoas com necessidades educacionais especiais, passaram a fazer parte dos discursos dos profissionais do ensino regular e da sociedade somente a parte da segunda metade do século XX. 
Para Beyer, é errado pensarmos que essas instituições eram “segregadoras”, já que se constituíram como o primeiro espaço de direito à educação das pessoas co deficiência.
Podemos observar movimentos distintos, nas duas metades do século XX, referentes à educação especial.

Referências Bibliográicas


ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em
Publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de
Janeiro, 2003. 5 p.

ABNT. NBR6023: informação e documentação: elaboração:
Referências. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.

 Clough, P. (2000) Theories of Inclusive Education: A Student’s Guide. London, Sage/Paul Chapman Publishing

Desenvolvimento psicológico e educação/ organizada por César Coll, Álvaro Marchesi e Jesus Palácios; trad.. Fátima Murad-2 ed.- Porto Alegre : Artmed,2004

Educação Inclusiva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Curitiba: Equipes, 2009



MEC; Política Nacional de Educação Especial; na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)

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