A História da
Educação Especial
Abordar o referido tema é um privilégio, pois é uma conquista de todos
aqueles que por alguma “deficiência” se sentiam excluído pela sociedade e da
educação.
Inicialmente é evidenciada uma primeira concepção das pessoas “Especiais”,
marcada pela negligência, na era pré-cristã, em que havia uma ausência total de
atendimento. Era, portanto, uma cultura milenar, um preconceito enraizado na
nossa sociedade.
Pode-se situar os primórdios da Educação Especial pelos finais do século
XVIII. O terceiro estágio é marcado, já no final do século XIX e meados do
século XX, pelo desenvolvimento de escolas e/ou classes especiais em escolas
públicas, visando oferecer à pessoa deficiente uma educação à parte. No quarto
estágio, no final do século XX, por volta da década de 70, observa-se um
movimento de integração social dos indivíduos que apresentavam deficiência,
cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares, o mais próximo possível
daqueles oferecidos à pessoa normal.
As pessoas com deficiência, hoje
nomeados de pessoas com necessidades especiais e, no âmbito da educação, de
pessoas com necessidades educacionais especiais, passaram a fazer parte dos
discursos dos profissionais do ensino regular e da sociedade somente a parte da
segunda metade do século XX.
Para Beyer, é errado pensarmos que essas instituições eram
“segregadoras”, já que se constituíram como o primeiro espaço de direito à
educação das pessoas co deficiência.
Podemos observar movimentos distintos, nas duas metades do século XX,
referentes à educação especial.
Referências Bibliográicas
ABNT. NBR
6022: informação e documentação: artigo em
Publicação
periódica científica impressa: apresentação. Rio de
Janeiro,
2003. 5 p.
ABNT.
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Referências.
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Publishing
Desenvolvimento
psicológico e educação/ organizada por César Coll, Álvaro Marchesi e Jesus
Palácios; trad.. Fátima Murad-2 ed.- Porto Alegre : Artmed,2004
Educação
Inclusiva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Curitiba: Equipes, 2009
MEC;
Política Nacional de Educação Especial; na Perspectiva da Educação Inclusiva
(2008)
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