sábado, 25 de maio de 2013

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O PAPEL DO PROFESSOR DO AEE

O papel do professor do AEE na escola e na sala de RM ( Recursos Multifuncionais) é permeado de responsabilidade e especificidades que exigem do profissional além de muito trabalho, dedicação e conhecimento.
Mediante a Resolução nº 4 (BRASIL, 2009) em seu Art. 13, as atribuições do professor de AEE são:
I – identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI – orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Dessa forma, ao analisar as várias atribuições do professor de AEE fica evidente que ele é o intermediador da política de inclusão nas escolas. Sem esse profissional, dificilmente a inclusão do deficiente será efetivada no espaço escolar/social.
A importância do estudo de caso para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE consiste em instrumentalizá-lo de forma sistemática e fornecer informações a respeito do deficiente. O passo a passo do estudo de caso ajuda o professor de AEE a desenvolver um trabalhar eficaz, bem como traçar um planejamento que objetive possíveis soluções para as dificuldades enfrentadas pelos educandos.
O plano do AEE é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social e contribui para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos atendidos na sala de recursos multifuncionais, ajuda o professor a atualizar os conteúdos, aperfeiçoando-os em relação aos progressos feito no campo de conhecimentos e a experiência cotidiana; facilita a preparação do trabalho, evitando improvisos e auxilia na seleção específica do material didático para desenvolver determinada habilidade no educando e a executar as atividades em tempo hábil, bem como a replanejar o trabalho frente a novas situações e dificuldades que aparecem no decorrer das aulas na sala de recurso multifuncionais.
Segundo teóricos abaixo, o plano é :
 "Apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar" (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36).  
É um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.). 

Enfim todas as ações do professor de AEE devem ser contempladas no plano de AEE, pois ele é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico com a finalidade de orientar a prática pedagógica.

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